Vila Verde

Diário do Caminho. “Epílogo”

Redação
Escrito por Redação

Depois do objetivo atingido, o cansaço desapareceu e a vontade de regressar ao início era gigante. Com o entusiasmo, até o sono se foi. Só os professores puderam dormir descansados nesta noite, os quais foram presenteados com um despertar diferente: desta vez foram os alunos a acordar os professores!

Como se de turistas nos tratássemos, fizemos questão de entrar em cada lojinha dos típicos “recuerdos” de Santiago até finalmente encontrar a Oficina do Peregrino. Que orgulho foi receber a merecida Compostela depois destes dias incríveis. Teria sido diferente se não chovesse, mas até os dias de chuva são necessários para darmos mais valor aos dias de céu azul. O “buen camino” desejado e recebido a todo o instante deu-nos força para seguir em frente quando o cansaço nos invadia e abriu portas para novas conversas aumentando o espírito da peregrinação. A solidariedade presente no caminho contagia mesmo quando vem de completos desconhecidos. E nestes dias fortalecemos e criamos novas amizades.

Um “Obrigada” não chega para aquelas pessoas que mesmo conhecendo há poucos dias, não nos negaram um abraço ou nos mostraram um sorriso no rosto depois de um dia longo e cansativo fazendo com que todo o esforço valesse a pena. Assim, antes que nos apercebamos, estas amizades tornam-se incrivelmente maiores e está formada uma nova família.

Agora é fácil perceber a analogia Caminho-Vida que os professores tanto falavam. Tal como na vida, também no Caminho pessoas chegam e partem, algumas surpreendem-nos e outras levam um pedacinho de nós quando vão. Nunca sabemos o dia de amanhã, nem o que o destino tem preparado para nós e é exatamente isso que faz dele tão precioso.

Joana Cunha 12ºC

O Diário do Caminho é da autoria da estudante Joana Cunha e retrata o percurso do Caminho de Santiago feito pelos alunos da ESVV, que decorreu entre os dias 21 e 26 de março.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação