Braga

Braga. Procissão “mais comovente” da Semana Santa sai às 21h30 da Sé Catedral

Semana Santa de Braga, Procissão do Enterro do Senhor.15 Abril 2017.HUGO DELGADO/LUSA
Fernando André Silva

A procissão do Enterro do Senhor, marcada para esta sexta-feira, sai da Sé Catedral pelas 21h30, caso o tempo não piore durante a próxima hora, avançou fonte da organização ao Semanário V.

Organizada pelo Cabido da Catedral, Irmandades da Misericórdia e de Santa Cruz e Comissão da Semana Santa, esta imponente procissão ― de todas a mais solene e comovente ― leva pelas ruas da Cidade o esquife do Senhor morto.

É precedido por um andor com a cruz despida e seguido pelo da Senhora das Dores. Acompanham-no aquelas e outras irmandades, cavaleiros das Ordens Soberana de Malta e do Santo Sepulcro de Jerusalém, Capitulares da Sé, corporações diversas e autoridades. Em sinal de luto, os Capitulares e os membros das Confrarias vão de cabeça coberta.

Para mostrar a sua dor, as figuras alegóricas ostentam um véu de luto. As matracas dos farricocos vão silenciosas. As bandeiras e estandartes, com tarja de luto, arrastam-se pelo chão.

Itinerário
Sé Catedral > Rua D. Gonçalo Pereira > Largo de S. Paulo > Largo de Paulo Orósio > Rua do Alcaide > Campo de Santiago > Rua do Anjo > Rua de S. Marcos > Largo Barão de S. Martinho > Rua do Souto > Largo do Paço > Rua D. Diogo de Sousa > Arco da Porta Nova > Av. S. Miguel-o-Anjo > Rua D. Paio Mendes e recolhe à Sé Catedral.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista