Destaque Vila Verde

Vila Verde. Compassos pascais vão ser constituídos só por bombeiros

Lava pés 2018 (c) Luís Ribeiro / Semanário V
Fernando André Silva

Arrancou ontem a celebração do tríduo pascal em Vila Verde, este ano com a Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Verde e ser responsável por ceder elementos para as celebrações.

A cerimónia de ontem – lava pés – já decorreu com a participação de doze elementos daquela corporação, havendo depois uma reunião onde foram ultimados os preparativos para os próximos dias.

Os compassos pascais vão ser compostos por elementos daquela Associação Humanitária – cerca de 50 bombeiros, que transportam cruzes, campainhas, caldeiras, toalhas e cestas. Também os mordomos (14) são bombeiros.

Apenas os leigos que presidem aos sete compassos que vão percorrer a paróquia de São Paio de Vila Verde não pertencem àquela associação. Também 14 diretores vão acompanhar os compassos.

Segundo Carlos Braga, presidente da AHBVVV, esta cooperação com a igreja deve-se à celebração dos 105 anos daquela associação, repetindo uma iniciativa que já tinha sido feito em 1999.

Visita Pascal 2018

As celebrações pascais no domingo têm início às 7h, na igreja da Carvalhosa, com a saída dos sete compassos dar-se pelas 8h. Pelas 14h30 há a visita dos compassos à Câmara de Vila Verde e ao Lar da Misericórdia.

Ao final da tarde, há uma concentração de cruzes na zona do Bom Retiro, que vão esperar pela Fanfarra de Vila Verde para acompanhar a procissão pelo centro da vila até ao quartel da AHBVVV. De lá, há a recolha das cruzes para a igreja matriz, onde decorrerá uma eucaristia pelas 20h45.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista