Braga

Ensino superior. Licenciatura em Música na UMinho com candidaturas abertas

(c) Nuno Gonçalves
Redação
Escrito por Redação

A primeira fase de candidaturas à licenciatura em Música da Universidade do Minho, com acesso por concurso local, está aberta até 30 de abril. Os interessados podem preencher o boletim de inscrição em www.musica.ilch.uminho.pt. Há 46 vagas disponíveis.

O concurso local de acesso exige o 12º ano concluído ou equivalente, a prova de ingresso de Português ou História ou Matemática e uma prova de aptidão vocacional (escrita e prática). As provas são de 14 de maio a 16 de junho. Há ainda aulas abertas até 16 de maio.

A licenciatura tem a duração de três anos, em regime pós-laboral, no Edifício dos Congregados, na Avenida Central, em Braga. O corpo docente de referência proporciona formação especializada em três áreas – Ciências Musicais, Interpretação/Direção Coral e Instrumento (em clarinete, contrabaixo, fagote, flauta transversal, guitarra clássica, oboé, percussão, piano, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola d’arco, violino ou violoncelo). A cultura de internacionalização do curso estimula o intercâmbio na rede de ensino superior europeu e a extensão à comunidade gera vários projetos de investigação e performance, como o Coro e Orquestra Académica da UMinho.

O diretor do curso, Ângelo Martingo, considera que esta licenciatura tem elevados índices de empregabilidade e pauta-se por uma cultura de competitividade, em que as vertentes performativas e de investigação são direcionadas para o acesso a uma pós-graduação na área do ensino e para o exercício de profissões, em particular na área de instrumento e direção coral, bem como a pesquisa musicológica, edição, crítica, divulgação e gestão do património musical e atividades culturais.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação