Vila Verde

Bombeiros de Vila Verde convidados para as “Olimpíadas dos Bombeiros”, na Coreia

Fernando André Silva

A corporação da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Verde (AHBVVV) foi convidada para participar no 13.º “World Firefighters Games“, que decorre em novembro na cidade de Chungju, na Coreia do Sul. À semelhança da AHBVVV, outras corporações nacionais também foram convidadas.

Esta competição desportiva junta cerca de 6000 bombeiros de 50 países e o objetivo passa por participar em 75 modalidades diferentes relacionadas com desporto, como os tradicionais Taekwondo, Canoagem ou Maratona, passando pelos menos típicos “Desafio do Camião em Fogo” ou até o lançamento de ferraduras de cavalo. Mas a competição suprema nestes jogos é mesmo o do “Toughest Firefighter Alive”, traduzido para português pela organização como “O Bombeiro mais Forte”, e que consiste em passar uma série de provas equipados com kit de bombeiro.

Este concurso começou em 1988 na Nova Zelândia para promover o desporto e a camaradagem entre bombeiros. O último “mundial” realizou-se em 2012, na Austrália.

O evento decorre de 10 a 17 de novembro em Chungju, cidade que já acolheu um Mundial de Canoagem em 2013 e um festival internacional de artes marciais em 2015, tendo todas as condições para a prática desportiva variada.

O Semanário V contactou o presidente da AHBVVV que confirmou o convite feito pela entidade que organiza este campeonato mundial mas deixou a ressalva de que ainda não é possível garantir a participação, devido às elevadas despesas que esta deslocação acarreta. “O assunto ainda vai para avaliação”, indicou Carlos Braga.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista