Braga

Ambiente. Braga recebeu debate sobre as alterações climáticas

Redação
Escrito por Redação

Braga recebeu, em simultâneo com mais 70 cidades do mundo o ZDAY, que aconteceu no sábado, dia 7 de abril, na Universidade do Minho. O ZDay é organizado pelo movimento ativista Zeitgeist que atua a nível mundial e advoga a sustentabilidade.

A iniciativa, este ano sobre alterações climatéricas contou com um painel variado de convidados, que falaram sobre vários temas visando o atual estado do planeta e como se pode tentar atrasar e resolver algumas situações, que ameaçam a existência do Homem e outros animais.

Do diverso painel destaca-se os organizadores do evento, ativistas do grupo Zeitgeist que falaram de estado do planeta e propostas de sustentabilidade. Seguiu-se Elda Fernandes, do movimento cívico Braga para Todos que falou das propostas do movimento para a cidade, e de Ana Cristina Costa, do pelouro do ambiente da Câmara de Braga que apresentou alguns projetos da autarquia para vários problemas ambientais na cidade, assumidos pelo executivo.

Na segunda parte, Rita Sousa, professora de Economia da Universidade do Minho, falou dos objetivos mundiais que não estão a ser cumpridos e do Acordo de Paris. Para terminar, as associações: Coletivo Clima, representada pela professora Paula Sequeiros e a Climáximo, representada pelo ativista João Monteiro, sensibilizaram para os perigos ambientais da extração petrolífera na costa portuguesa, uma mensagem forte em que todos somos convocados para agir e para preservar o litoral, o nosso interior e preservar a biodiversidade da poluição catastrófica que significa o petróleo e gás.

A organização mostrou-se satisfeita e refere que “estas iniciativas além de dar a conhecer ao público a realidade, por vezes deturpada, também pretende dar a conhecer vários grupos de ativistas para depois criarem sinergias e trabalharem em conjunto, pois só dessa forma faz sentido porque, afinal, trata-se do futuro da humanidade e há urgência em intervir“, concluem.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação