Braga Destaque

Transparência. Braga sobe 180 lugares no ranking nacional

DR
Fernando André Silva

Já foi divulgado o Indíce de Transparência Municipal para o ano de 2017, com o concelho de Braga a registar uma subida de 180 lugares comparativamente a 2016.

Segundo o ranking elaborado e agora divulgado pela associação não-governamental “Integridade e Transparência”, o Município de Braga ocupa agora a 55,ª posição de entre os 308 municípios avaliados. Em 2016, Braga ocupava a 235.ª posição.

Destaque ainda para a subida dos concelhos de Vila Verde, que subiu do 182.º para o 163.º, e Amares, que subiu do 183.º para o 101.º lugar.

A elaboração do Índice de Transparência Municipal consiste na análise dos websites de todos os municípios portugueses, avaliando a informação disponível de acordo com 76 indicadores – agrupados em sete dimensões – e estabelecendo um ranking com os resultados obtidos, promovendo uma competição saudável que leva os municípios a colaborarem entre si.

As sete dimensões avaliadas são consistem na Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município, Planos e Relatórios,  Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos,  Relação com a Sociedade, Contratação Pública, Transparência Económico-Financeira, e Transparência na área do Urbanismo.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista