Destaque Vila Verde

Álvaro Rocha é presidente Honorário de Congresso das Forças Armadas do Equador

Álvaro Rocha (c) FAS / Semanário V
Redação
Escrito por Redação

Álvaro Rocha, professor da Universidade de Coimbra e presidente da Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
(AISTI), é presidente Honorário do Congresso das Forças Armadas do Equador que decorrerá esta semana na Escola Superior Naval de Salinas, na Península de Santa Elena.

A participação de Álvaro Rocha, que é natural de Aboim da Nóbrega, concelho de Vila Verde, está inserida no MICRADS’18 – Congresso Internacional Multidisciplinar de Investigação Aplicada à Defesa e Segurança, de 2018, a realizar entre quarta e sexta-feira (18 a 20 de abril),

Neste congresso, vão ser apresentados e debatidos conhecimentos, inovações e novas perspetivas em temáticas de defesa e segurança no geral e da temática da cibersegurança em particular.

Segundo Álvaro Rocha, “as próximas guerras serão iniciadas por ciberataques, para neutralizar comunicações e informação. Assim sendo, é necessário levar a cabo iniciativas de prevenção, tais como cópias de segurança, instalar últimas versões/atualizações das aplicações, ter alternativas de comunicação, etc.”.

O professor aboinobrense alerta mesmo que “há práticas de higienização básica que nunca deverão ser esquecidas nas estratégias de cibersegurança”, dando o exemplo de “tal como a escova de dentes não se partilha e deve trocar-se de vez em quando, as passwords também não se devem partilhar e devem ser alteradas com alguma frequência”.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação