Vila Verde

Europa. José Manuel Fernandes escolhido para negociar próximos fundos europeus

José Manuel Fernandes, Paulo Cunha e Francisco Assis (c) FAS / Semanário V
Redação
Escrito por Redação

O eurodeputado José Manuel Fernandes vai integrar o grupo do Parlamento Europeu que irá negociar o Novo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 (QFP) e os recursos próprios da União Europeia (UE).

Trata-se do único português com assento no chamado “MFF Contact Group”.

O PPE, o maior Grupo político do Parlamento Europeu, nomeou o seu coordenador, José Manuel Fernandes, para a mesa das negociações em que participam os representantes do Parlamento, do Conselho e da Comissão Europeia.

O “MFF Contact Group” é liderado pelo Presidente do Parlamento Europeu, António Tajani, e constituído por quatro relatores e um representante de cada grupo político.

“O Parlamento Europeu aprovou a manutenção dos montantes dos envelopes para a política de coesão e para a política agrícola comum. É essencial exigir o máximo empenho do governo português para, no mínimo, conseguir os mesmos montantes do actual Quadro Financeiro Plurianual 2014/2020. Recordo que o governo anterior, num momento económico difícil, conseguiu garantir um envelope financeiro para Portugal no atual quadro financeiro recebeu 30 mil milhões de euros: 26 mil milhões no acordo parceria denominado Portugal 2020 e 4 mil milhões em pagamentos diretos aos agricultores.” afirma José Manuel Fernandes.

JMF reforça que “Portugal recebe hoje da UE mais de 11,5 milhões de euros da UE por dia, montante fundamental para a coesão e o desenvolvimento económico e social. Mais de 75% do investimento publico em Portugal tem origem no orçamento da UE.”

A reunião constitutiva terá lugar hoje, quarta-feira,18 de Abril, no Parlamento Europeu em Estrasburgo.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação