Cultura Desporto Vila Verde

Cultura. Joaquim Lima traz figuras do desporto e jornalismo a Vila Verde

Joaquim Lima (c) FAS / Semanário V
Fernando André Silva

O conhecido fotojornalista Joaquim Lima, com estúdio montado em Vila Verde, está na frente da organização do próximo encontro de antigos fotógrafos sob o tema “do digital ao analógico”, que pretende juntar mais de meia centena de figuras bem conhecidas da fotografia e do jornalismo, em Vila Verde.

O encontro é realizado há várias décadas em Braga, tendo este ano ficado a cargo de Joaquim Lima, que vai descentralizar o evento para Vila Verde. Em declarações ao Semanário V, Joaquim Lima explica que este evento é feito “há mais ou menos 50 anos”.

“É um encontro de fotógrafos em Braga, que antigamente já era feito pelos litógrafos. Fizemos isto todos os anos e este ano incumbiu-me a mim, temos 65 colegas confirmados e esperamos mais”, refere o experiente fotojornalista.

Sobre o programa do encontro, marcado para o próximo dia 1 de maio, a concentração será junto às bilheteiras do Estádio de Braga, seguindo-se a vinda até Vila Verde para uma missa no Mosteiro do Alívio, em Soutelo, seguindo-se um almoço numa quinta em Lanhas, com animação musical a cargo do cantador Anjinho. Deverá haver também uma visita ao Museu da Aliança Artesanal e ao Museu do Brinquedo e Brincadeira.

“Estes encontros são feitos pela amizade, para que os colegas se juntem mais, é que às vezes há uns olhares de lado, más compreensões, concorrência…”, explica Joaquim Lima, adiantando que os convidados vêm de zonas como o Porto, Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Verde, Póvoa de Varzim, entre outras cidades.

“Como é natural, eu lido com a comunicação social da parte desportiva, então vou ter amigos da TSF, Rádio Renascença, Sport TV, nomes como o Luis Freitas Lobo, Teófilo Fernandes, Pedro Azevedo e em princípio também vem o antigo jogador Neno, meu amigo que tem interesse nestes convívios”, explica Joaquim Lima, que é presença habitual nos grandes palcos do futebol nacional e internacional, como fotojornalista.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista