Braga Destaque

Tecnologia. Câmara de Braga lança aplicação para reportar ocorrências

(c) Mariana Gomes / Semanário V
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

O Município de Braga apresentou esta quinta-feira a plataforma tecnológica ‘Braga Resolve’, que permite aos cidadãos “reportar ocorrências de forma simples, rápida e interativa”. A intervenção é realizada após ser avaliada a prioridade do problema.

A aplicação foi testada durante um percurso pedonal pela zona do centro histórico de Braga, onde foram demonstradas todas as funcionalidades desta aplicação de ocorrências que permite acompanhar o processo desde a denúncia à resolução.

João Rodrigues, vereador responsável pelo pelouro da Gestão e Conservação do Espaço Público, explica que esta aplicação surge com a necessidade de “promover uma relação mais próxima e transparente” entre o município e os bracarenses.

“A plataforma tem a capacidade de fazer a georreferenciação via GPS do local onde ocorreu o problema, que será encaminhado para uma plataforma e reportado aos serviços municipais competentes, com vista à sua resolução”, explicou.

A iniciativa contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, acrescentando que “os bracarenses são aliados preciosos da Câmara a escrutinar aquilo que não está bem no espaço público”.

Criada pela empresa de software ‘Nabia Solutions, SA’, a plataforma estende-se a todas as freguesias do concelho e já se encontra disponível para sistema ‘Android’, estando acessível para IOS a partir da próxima semana. Além disso, o site na internet também permite o reporte de ocorrências.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista