Amares

Amares recebeu IV Festival de Folclore do Vale do Homem

Redação
Escrito por Redação

Sequeiros, Amares, esteve em festa ontem, dia 22 de abril, com a realização do IV Festival de Folclore do Vale do Homem.

O cartaz diversificado fez deste Festival uma jornada única de manifestações da arte tradicional popular, onde todos os grupos tiveram oportunidade, de mostrar aos presentes, as danças, cantares, instrumentos musicais, os respetivos trajes e adereços, assim como os usos, costumes e tradições características das respetivas cinco regiões (Aveiro, Póvoa de Varzim, Ponte da Barca, Vila Verde e Amares).

Alegria e emoção foi assim que este evento foi recebido pelos utentes à “sua porta”, visto o Festival ser realizado na envolvente do Lar das Termas.

O Festival terminou com os presentes a subiram ao palco, para dançar o Vira Geral, com o Grupo Folclórico do Vale do Homem, contando no público com o presidente da Câmara Municipal de Terras do Bouro, Manuel Tibo.

Participaram neste encontro de tradições folclóricas e de intercâmbio entre gente de diversas regiões o Rancho Folclórico de Fonte de Angeão, Aveiro, o Rancho Tricanas do Cidral, Póvoa de Varzim, o Grupo Folclórico de Azias, Ponte da Barca, o Rancho Folclórico de Valdosende, Terras do Bouro, a Associação Cultural e Recreativa do Rancho Folclórico de Moure, Vila Verde, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Casa do Povo de Amares, terminando com o grupo anfitrião e organizador do evento, o Grupo Folclórico do Vale do Homem.

Após apresentação inicial dos grupos procedeu-se à colocação das fitas nos estandartes, sendo convidados para o efeito, o presidente da Associação de Desenvolvimento das Terras, Altas do Homem, Cávado e Ave (ATHACA), Prof. Mota Alves, a vereadora da Ação Social e Educação da Câmara Municipal de Amares, Dr.ª Cidália Abreu, o arcipreste do concelho de Vila Verde e capelão do CSVH, Pd. Carlos Lopes, o pároco da Freguesia de Sequeiros, Pd. Almeida, o representante da União de Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos, Sr. Alexandre Vieira, o presidente da direção do Centro Social Vale do Homem, arq. Jorge Pereira e o diretor da área cultural do CSVH, Dr. Armindo Lourenço.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação