Destaque Vila Verde

Exclusivo. Queima descontrolada fez arder 40 hectares em Vila Verde

Arquivo (c) FAS / Semanário V
Fernando André Silva

Um incêndio com origem numa queimada descontrolada tomou proporções gigantescas durante a tarde desta segunda-feira, em Pedregais, Ribeira do Neiva, concelho de Vila Verde.

O incêndio ficou controlado ao final desta tarde, depois de cerca de quatro horas de combate.

Ao que o Semanário V apurou no local, o incêndio chegou mesmo a ter três frentes, uma das quais com cerca de 300 metros, mas foi controlada pelos Bombeiros de Vila Verde que se desdobraram em esforços para assegurar o combate naquela área.

As chamas tiveram início junto à estrada municipal que liga Dossãos a Duas Igrejas e acabaram por se estender pela serra, em Pedregais.

Ao final da tarde, chegaram reforços vindos dos Bombeiros de Famalicão, Bombeiros Famalicenses e dos Bombeiros de Fão para ajudar a extinguir a última das frentes de incêndio, virada para a freguesia de Duas Igrejas.

Ao que tudo indica, o incêndio teve início numa queima de sobrantes que se descontrolou com o vento, acabando os proprietários do terreno por perder o controle das chamas.

O incêndio espalhou-se pelas encostas do monte, chegando mesmo a atingir o marco geodésico situado no local mais elevado daquela serra. Segundo informações recolhidas no terreno, arderam cerca de 40 hectares de mato e giesta.

A GNR de Vila Verde esteve no local e tomou conta da ocorrência.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista