Vila Verde

Vila Verde. Breve síntese dos discursos dos partidos na sessão do 25 de Abril

Fernando André Silva

Decorreram esta manhã as cerimónias solenes de comemoração do 25 de Abril pela Assembleia Municipal de Vila Verde, com os diferentes grupos parlamentares a terem oportunidade de discursar através de um representante de cada partido.

Todos os intervenientes dos quatro partidos subiram ao púlpito para discursar, com CDS, PCP e PS a utilizarem os candidatos à liderança da AM como porta-vozes enquanto Alberto Rodrigues representou o grupo do PSD.

Sérgio Sales (PCP) (c) FAS / Semanário V

Sérgio Sales, deputado municipal pelo PCP, abriu as hostes, recordando a força dos homens de Abril e o papel dos comunistas na luta pela liberdade. O representante da CDU aproveitou para destacar ainda a importância dos direitos adquiridos com a revolução e da liberdade de todos por igual.

Cláudia Pereira (c) FAS / Semanário V

Já Cláudia Pereira, deputada municipal pelo CDS, deixou um louvor a Salgueiro Maia, capitão de Abril, por ter liderado a luta contra um regime salazarista “decadente”. A centrista lembrou que a palavra de ordem durante o regime era de “opressão”, e que as ações dos militares de Abril abriu portas à democracia e à igualdade por entre a sociedade.

Martinho Gonçalves (PS) (c) FAS / Semanário V

Martinho Gonçalves, deputado municipal pelo PS, referiu que hoje é “um dia de festa, da liberdade e da democracia” e que o “regime democrático deverá ser sempre defendido e aperfeiçoado pelos democratas para resistir a novas tentações totalitárias”. O socialista fez ainda alusão à liberdade de expressão e à liberdade política da oposição num regime democrático.

Alberto Rodrigues (PSD) (c) FAS / Semanário V

Pelo PSD, o deputado municipal Alberto Rodrigues começou por utilizar a EB Monsenhor Elísio Araújo [local da cerimónia e onde é responsável a nível profissional] para referir que a “educação” começa por essas bases. “Aqui é onde a democracia se reproduz, a ascensão social acontece e se vê o resultado dos progressos do 25 de Abril e da democracia”, disse ainda o deputado.

Antes das intervenções dos deputados houve ainda uma mostra das freguesias anfitriãs, Pico de Regalados, Gondiães, Mós e Prado São Miguel, com as diferentes associações a mostrarem aos convidados as valências de cada uma.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista