Vila Verde

Vila Verde. Soutelo caminhou pela liberdade

(c) Sinopse
Redação
Escrito por Redação

A freguesia de Soutelo assinalou o 44.º aniversário da Revolução dos Cravos, que a 25 de abril de 1974 colocou um fim na ditadura e devolveu a liberdade aos portugueses, com a Caminhada da Liberdade. Além do forte simbolismo associado à efeméride e da homenagem aos heróis de Abril, a iniciativa, organizada pelo movimento Soutelo Ativo, pretendeu também levar os participantes numa jornada de convívio e desporto, alegria e amizade. A caminhada da Liberdade contou com a participação de mais de meia centena de pessoas.

S. Pedro acordou bem-disposto e brindou soutelenses e visitantes com um belo dia de primavera. O sol brilhava resplandecente, rodeado pela imensidão de um firmamento pintado com pinceladas de um azul intenso. Perto das 9h, começaram a chegar os primeiros participantes, recebidos com cravos vermelhos, visivelmente surpreendidos com o aparato existente na sede da junta de Freguesia de Soutelo, ponto de encontro e de arranque para a caminhada. Aos cânticos de liberdade que ecoavam nas instalações da autarquia soutelense juntava-se uma pequena exposição de homenagem aos heróis de abril, em que pontuavam os nomes maiores da Revolução dos Cravos.

Pouco depois, era altura de pôr pés ao caminho. Para assinalar de forma mais contundente esta data memorável para a história nacional, os participantes foram entregando cravos vermelhos às pessoas que encontravam durante o percurso. Durante o trajeto, tempo também para a partilha de memórias, histórias e opiniões sobre a revolução que haveria de alterar de forma indelével a história portuguesa. A agenda da freguesia segue a todo o vapor com um leque diversificado de iniciativas ao dispor de soutelenses e visitantes durante todo o ano, alicerçada numa relação de grande proximidade e cooperação entre a Junta e as forças vivas da freguesia.

O presidente da Junta de Soutelo foi um dos mais de 50 participantes na caminhada. Filipe Silva aproveitou para frisar a importância deste tipo de iniciativas que, além de promoverem hábitos de vida saudável e fortalecerem as relações entre a comunidade, homenageiam e exaltam figuras maiores da história portuguesa, cujo exemplo de coragem e bravura deve ser recordado e honrado para bem das gerações presentes e vindouras.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação