Vila Verde

De Vila Verde para o mundo: médico João Ribeiro orador em congresso na Índia, Polónia e Coreia

João Ribeiro (c) Luís Ribeiro / Semanário V
Fernando André Silva

João Ribeiro, médico interno de medicina geral e familiar, partiu na passada quarta-feira em direção à Indía, onde participa como orador num congresso internacional sobre cuidados paliativos, representando a associação portuguesa.

Nascido em Vila Verde, filho do conhecido fotógrafo e comerciante Luís Ribeiro, o jovem médico de 28 anos é um dos poucos em Portugal que desenvolve consultas de cuidados paliativos com os utentes do centro de saúde onde faz a especialidade, em Cabeceiras de Basto, projeto que iniciou por iniciativa própria. Começou a ser desenhado em 2015 e foi aprovado em 2016.

“Neste momento estamos em fase experimental e os resultados têm sido muito bons, temos perto de 50 utentes no total, entre consultas do luto e consulta de cuidados paliativos”, refere.

E João Ribeiro quer ver o projeto não só em Cabeceiras de Basto mas em todo o mundo. O médico quer esta sub-especialidade a tomar um peso mais importante no Serviço Nacional de Saúde e para isso revela que a associação se encontra em conversas com o Ministério da Saúde.

Ao Semanário V, o especialista conta que a experiência deste tipo de consulta ao longo dos últimos dois anos tem dado resultados muito positivos, quer numa fase de acompanhamento do doente, que poderá ter uma doença terminal ou crónica, quer depois na chamada “consulta de luto”, onde o médico acompanha os familiares depois da perda.

“É uma forma mais humana de tratamento dos doentes”, refere João Ribeiro, que leva agora novos caminhos para a vida dos doentes e dos próprios médicos um pouco por todo o mundo.

Depois do congresso que decorre até final do mês de maio na Índia, o médico que também dá consultas no Hospital de Vila Verde, vai para um novo evento, desta vez na Polónia, onde em conjunto com a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos é esperado que partilhe os resultados obtidos nas consultas em Cabeceiras e também em Vila Verde.

Com data ainda a definir, João Ribeiro já confirmou um convite para participar num congresso a realizar na Coreia do Sul.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista