Braga Cultura Destaque

Forum Braga. Abriu portas a maior sala de espetáculos do norte do país

Abertura Fórum Braga (c) Mariana Gomes / Semanário V
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Foi inaugurado esta manhã o Forum Braga, espaço que surgiu da reestruturação do antigo PEB – Parque de Exposições de Braga e cuja obra foi levada a cabo pela Invest Braga.

O novo espaço de eventos de Braga alberga o maior auditório a norte de Lisboa, com 1.450 lugares sentados, e a segunda maior sala de espetáculos, atrás da Altice Arena, com cerca de 12.000 lugares em pé. Conta ainda com uma galeria de arte contemporânea, um restaurante e uma cafeteria.

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara de Braga, que classifica esta obra como “o resultado de um trabalho conjunto” e acentua que “este não é um projeto de reabilitação, é um projeto de reinvenção”. Trata-se de “um conceito de regeneração da cidade” e “uma complementaridade do Theatro Circo”, com objetivo de potenciar a realização de eventos que, até ao momento, não era possível, em Braga.

“É um espaço que irá ter uma multiplicidade de utilizações para eventos culturais de grande dimensão, para eventos desportivos, para feiras e congressos. É um dos espaços melhor qualificados e melhor estruturados a nível nacional e que nos orgulha do ponto de vista da requalificação que aqui foi promovida”.

Carlos Oliveira, Presidente da Invest Braga, destaca a localização do espaço, que se encontra a “10 minutos a pé do centro da cidade” e a brevidade com que a obra se realizou, tendo começado em julho do ano passado, “há menos de 300 dia”.

A obra foi realizada em tempo recorde, em comparação com projetos menores, pela “necessidade de dotar a cidade deste espaço e de o colocar ao serviço da população”. Carlos Oliveira reforçou, ainda, o desejo em tornar o Forum Barga “a Altice Arena do norte do país”.

Neste fim de semana inaugural partem, de 10 em 10 minutos, visitas guiadas com cerca de 50 pessoas, para as quais existem já mais de 4.000 inscritos.

O Forum Braga recebe o primeiro evento já na próxima semana e conta com eventos marcados até ao final do ano, destacando-se o concerto dos 30 Seconds to Mars a 11 de setembro, dia em que ocorrerá a inauguração oficial.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista