Braga

Braga. Sapadores dão formação para conduzir veículos de combate a incêndios

Fernando André Silva

Mais de uma dezena (16) de operacionais estão em formação na Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga para adquirir competências técnico-operacionais para conduzirem viaturas todo-o-terreno em ambiente rural e florestal.

Os formandos vão adquirir competências na área da mecânica, da cadeia cinemática e dos pneumáticos, para além de perceber as caraterísticas deste tipo de viatura. A segurança na condução fora de estrada (offroad) é outro dos aspetos valorizados durante a formação.

Serão também ministradas técnicas de condução, balizamento de pistas e sinalização de obstáculos, reconhecimento e avaliação do terreno e o controlo e manutenção destas viaturas.

Segundo os responsáveis pela formação, a “rentabilidade dos veículos depende dos conhecimentos mecânicos e técnicas de condução, bem como da capacidade de progredir fora dos caminhos”.

Os responsáveis afirmam que “o sucesso das operações de combate a incêndios assenta, entre outros aspetos, na qualidade e constante formação que terão ao longo do ano”.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista