Região

Viana é a terceira melhor cidade de praia na Europa, diz o The Guardian

Fotokon/Getty Images
Fernando André Silva

“Na boca do rio Lima, na costa atlântica fica uma cidade particularmente bonita chamada Viana do Castelo”. É desta forma que o jornal inglês The Guardian começa por descrever aquela que foi considerada pela publicação como a terceira melhor “beach town” na Europa.

Em lista de doze, a cidade minhota ocupa o terceiro lugar do pódio, logo após duas cidades italianas (San Remo e Sciacca). Segundo a publicação, o Monte de Santa Luzia é um apoio estético desta cidade “particularmente bonita”.

A publicação destaca ainda o charme medieval do centro histórico com os bares alinhados na Praça da República e as ruas ventosas acompanhadas por avenidas com árvores, e arquitetura impressionante em igrejas e edifícios que vão do barroco à art deco.

No que toca a praias, os ingleses referem que são “em abundância”, dando o exemplo a sul da Praia do Cabedelo, elogiando as dunas e os pinhais, ideais para windsurf, bicicleta, corrida ou caminhadas.

A publicação aconselha ainda, em termos gastronómicos, uma ida em família à Tasquinha da Linda na zona portuária e ainda a prova de donuts na Confeitaria Natário. Para estadia, os ingleses gostaram do museu de chocolate e das fontes de chocolate ao pequeno almoço do Hotel Fábrica de Chocolate.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista