País

Fiscalização. ASAE apreende mais de 90 mil ovos em todo o país

Redação
Escrito por Redação

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, a nível nacional, uma operação de fiscalização direcionada a centros de classificação e embalamento de ovos, pelas Brigadas Especializadas das Industrias de Produtos de Origem Animal, no âmbito da fiscalização de segurança alimentar e económica.

De acordo com a legislação em vigor, os consumidores, através de um código impresso nas embalagens e nos ovos, ficam a saber qual o país de origem do produto, em que condições foram criadas as galinhas e qual a zona de exploração de onde os ovos são originários. Nesta ação foi dada especial atenção aos registos de rastreabilidade, por forma a averiguar, nos registos dos classificadores, por cada remessa/lote, a data de postura e respetiva data de durabilidade atribuída.

Como resultado da ação foram fiscalizados 25 centros de classificação e embalamento de ovos, instaurados sete processos de contraordenação tendo sido apreendidos 94 440 ovos, no valor de 6 228 euros, por falta de marcação em ovos, por omissão e incorreção nos mesmos de indicações obrigatórias e por falta de rastreabilidade.

“A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional que garantam a salvaguarda da saúde pública e da segurança alimentar”, avança aquela força em comunicado.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação