Vila Verde

Vila Verde. 25 incêndios devido a queimadas durante o mês de abril

Incêndio em Pedregais (c) FAS / Semanário V
Fernando André Silva

Quase um incêndio por dia num mês em que nevou e choveu quase todas as semanas na região. São estes os dados avançados pelo comando dos Bombeiros de Vila Verde (BVVV), que apontam 25 incêndios rurais que tiveram início em queimadas que se descontrolaram só durante o mês de abril.

“São números que preocupam sobretudo porque se tratam de queimas que não cumpriram as regras de segurança e acabaram por ficar descontroladas. São incêndios por negligência”, diz Luís Morais, comandante em exercício dos BVVV, deixando ainda algumas dicas para quem for realizar queimadas nos próximos tempos de calor.

“São necessários meios de segurança para assegurar a exintção caso se espalhe, é preciso muita atenção à humidade e ao vento. O ideal é fazer a queima pela manhã, quando ainda há bastante humidade no ar. Vem aí mais calor e é preciso que se tenha atenção. Outra das medidas é mesmo não abandonarem a queimada depois de a iniciarem, que é o que se tem verificado”, diz Luís Morais.

Quanto a hectares ardidos, ainda não há uma estimativa completa, mas pode-se dizer que só em três dias [quarta, quinta e sexta-feira da passadas semana] arderam cerca de 40 hectares.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista