Braga

Eventos. Braga Romana regressa no fim de maio para “projetar património”

Redação
Escrito por Redação

De 23 a 27 de maio, a cidade volta a vestir-se a rigor para recriar o quotidiano de Bracara Augusta em mais uma edição da Braga Romana.

O evento Braga Romana faz parte da estratégia de divulgação do conhecimento sobre o património de Bracara Augusta, colocando à disposição do grande público ferramentas de reflexão sobre o passado.

A Braga Romana apresenta-se na sua XV edição como um produto cultural de grande qualidade, de grande envolvimento comunitário e que gera por si mesma fluxos de turismo cultural direcionados ao património histórico, assente em critérios rigorosos de programação e comunicação.

Reviver Bracara Augusta transformou-se-se, assim, em espaço de democratização cultural e de facilitação da participação ativa a todo o movimiento associativo e escolar e de uma acção conjunta que envolve museus, sítios arqueológicos, agentes económicos e culturais que culmina anualmente em 5 dias de celebração.

Em 2018, esta recriação histórica integra na sua programação diferentes propostas de viagem no tempo, onde a economia, a religião, a cultura, a gastronomia, as artes, o ócio, a estética, o desporto, a saúde e a política entre outros temas apaixonam os visitantes de Bracara e mostram o quotidiano na sua completitude, proporcionando uma inspiradora reflexão sobre um mundo distante mas que na realidade concluímos como tão próximo.

Esta iniciativa é uma oportunidade para Braga dialogar com a sua origem e ao mesmo tempo projetar o futuro mostrando o valioso património romano que possui, nomeadamente o núcleo museológico das Termas Romanas, o Teatro, a Fonte do Ídolo, a Domus da Sé, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, entre outros espaços que encontramos, em cada rua, passo a passo.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação