Desporto Destaque Vila Verde

Motocross. Prova do Pico de Regalados desafiada a entrar no circuito mundial

Cerca de uma centena de pilotos do desporto motorizado estiveram presentes no passado domingo na pista da Vila de Pico de Regalados para mais uma edição da prova de Motocross e Quadcross, a contar para o Troféu Regional Norte. E este ano a organização foi desafiada pela Federação de Motociclismo de Portugal para adaptar a pista para outros… vôos.

O evento voltou a contar com alguns dos pilotos mais promissores da atualidade, tanto do campeonato português como do espanhol, o que vem confirmando esta prova como “uma rampa de lançamento”, como apelidou César Cerqueira, presidente da UF do Pico de Regalados ao Semanário V.

“A adesão de participantes a esta prova teve um número significativo e não anda distante dos números do ano passado”, refere César Cerqueira, apontando as “condições climatéricas” como um dissuasor da vinda de mais público.

“A chuva prejudicou em termos de adesão de público mas tornou a pista mais atrativa para os pilotos e para o próprio espetáculo da competição”, diz o autarca.

Mas a grande novidade este ano foi mesmo o desafio lançado pela FMP para que a pista seja alterada de forma a entrar no circuito nacional, europeu e mundial.

“Fomos desafiados a fazer algumas correções no traçado de forma a atingir os patamares dos campeonatos nacionais, europeus e até mundiais”, revela César Cerqueira, que aponta “potencial em termos de recursos humanos” para realizar essas modificações.

“Temos aqui uma prova que já é mítica e isso é bastante apreciado pela federação que gostava de nos ver noutros patamares, mas ainda é cedo para podermos dar certezas”, diz o autarca, que se encontra entre a dúvida de ter “mais pilotos” neste tipo de provas ou “menos pilotos” numa prova de campeonato, mas que acrescenta prestígio.

“Naturalmente a ambição faz parte da nossa forma de estar e ainda vamos reunir para ponderar a situação”, finaliza o autarca.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista