Destaque Vila Verde

Vila Verde. Bispo auxiliar de Braga visitou futuro lar de Covas

Fernando André Silva

O bispo auxiliar de Braga, D. Francisco Senra Coelho, visitou a paróquia de Covas nesta terça-feira e almoçou com os utentes do Centro Social de Covas, naquela que acabou por ser uma espécie de “pré-bênção” do edifício que em breve será adaptado para ser criado um centro de dia para idosos.

Carlos Cação, presidente da Junta da UF Vade relembrou que o edifício será “uma nova valência” do Centro Social de Covas.

A antiga escola primária chegou a ser requalificada no início da década mas acabou por ser desativada pelo Ministério da Educação e tem estado sem utilidade contínua desde então.

Escola primária de Covas, na UF do Vade, Vila Verde c) FAS / Semanário V

Satisfeito pela readaptação do edifício para uma população com idade mais avançada, predominante naquela região, Carlos Cação apontou que “quando todos remamos no mesmo sentido e de mãos dadas os resultados são sempre muito positivos”.

O CS Covas espera ainda conseguir criar uma forma de alargar o apoio prestado durante o dia para o período nocturno.

A requalificação surge no âmbito de criar um espaço para desenvolver atividades com os idosos, como tinha anunciado em exclusivo ao Semanário V a diretora Luísa Gonçalves.

“A ideia passa por tirar os idosos de casa, porque muitas vezes estão sozinhos, isolados, e precisam deste tipo de resposta. A população aqui é muito envelhecida, nós prestámos apoio na casa do utente mas esperamos, com as novas instalações, criar uma área de atividades para eles, um sítio onde possam passar o dia. Automaticamente, depois das obras estarem concluídas, vamos aumentar para 60 idosos, abrangendo outras freguesias limitrófes, como Barros ou Sande”.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista