Braga Destaque

Ambiente. Braga apresenta novo sistema de recolha de resíduos urbanos

Apresentaçao AGERE (c) Mariana Gomes / Semanário V
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

A Câmara Municipal de Braga apresentou, esta tarde, o Novo Sistema de Recolha de Resíduos Urbanos, integrado no projeto “Uma recolha inteligente, uma cidade mais limpa”, que pretende acabar com os sacos de lixo na rua. O evento contou com a presença do presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, e do presidente da AGERE, Rui Morais.

A AGERE investiu cerca de 6,2 milhões de euros na implementação deste novo sistema de recolha de resíduos urbanos. Trata-se de um “sistema inovador e único” a nível nacional, que substitui a colocação de sacos de lixo na rua.

De acordo com o administrador, Rui Morais , “o sistema vai permitir um serviço de recolha mais eficiente, mais rápido, ambientalmente mais sofisticado e melhor para a qualidade de vida da população que reside no concelho de Braga.”

Para reduzir o impacto negativo no meio ambiente e com benefícios para a saúde pública dos munícipes, passarão a existir contentores, de forma a acabar com os sacos de lixo.

Os contentores vão estar a uma distância máxima de 100 metros de cada casa e serão lavados regularmente no próprio local, recorrendo a viaturas específicas. Além disso, vai possibilitar a deposição do lixo a qualquer hora do dia.

Conta, ainda, com contentores ergonómicos, equipamentos de recolha inteligente, que consegue detetar os contentores através de infravermelhos, e sistemas de lavagem implementados nos veículos.

“Esta nova estratégia assenta na contentorização de resíduos e numa operação de recolha sofisticada e tecnologicamente evoluída, considerando a instalação de 4400 contentores de superfície e subterrâneos, com características diferenciadas. Assenta, também, na sua lavagem frequente”, explica o responsável.

“A empresa entende que é a sua obrigação contribuir para a dinamização das atividades económicas da cidade, para a criação de emprego e para o desenvolvimento sustentável do concelho, recorrendo para isso às boas praticas e realizando de forma consciente e segura os investimentos projetados”.

O sistema está a ser implementado em todo o concelho de Braga, de forma faseada.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista