Destaque Vila Verde

Bombeiros. Mais de três centenas de ‘fanfarristas’ desfilam este domingo em Vila Verde

Fanfarra da AHBVVV (c) FAS / Semanário V
Fernando André Silva

Vila Verde prepara-se para acolher este domingo um dos maiores encontros de Fanfarras de Bombeiros da zona mais a norte do país, no âmbito das celebrações dos 105 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde (AHBVVV).

São esperados mais de 300 “fanfarristas” por entre as oito fanfarras que confirmaram presença.

Joaquim Costa, um dos responsáveis pela Fanfarra da AHBVVV, explicou ao Semanário V que a ideia surgiu no âmbito da revitalizar a Fanfarra de Vila Verde.

“As fanfarras saem do Quartel da AHBVVV e vão pela Rua da Misericórdia, para depois descer pela nacional até ao centro da praça, onde estará montado o palco de honra.

Cada uma das fanfarras vai atuar a solo, uma de cada vez, e depois regressam ao quartel pela rua da antiga adega”, diz Joaquim Costa.

A Fanfarra de Vila Verde tem neste momento cerca de 60 elementos, com 35 instrumentos de bateria e 24 de sopro.

Há também uma lira e pratos. Fundada nos anos 60, não será a primeira vez que Vila Verde recebe um encontro deste calibre.

“Em 2013 tivemos o primeiro encontro, por isso este vai ser o segundo”, revelou Joaquim Costa.

As celebrações têm início às 14h30 com a bênção da nova Viatura Florestal de Combate a Incêndios dos BVVV, adquirida no início deste ano e ainda a bênção da nova ambulância de socorro pré-hospitalar adaptada também para crianças.

O encontro das fanfarras tem início pelas 15 horas.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista