Braga Cultura

Arte. Gnration tem 1.500 euros por projeto para dar a artistas de Braga

Redação
Escrito por Redação

Após três edições de sucesso, o gnration volta a apresentar Laboratórios de Verão, uma iniciativa destinada a artistas ou coletividades de Braga, residentes ou naturais, que se proponham a desenvolver conteúdos artísticos originais para serem apresentados na Noite Branca 2018.

Laboratórios de Verão é a iniciativa que o gnration criou em 2015 e que procura levar a apresentação pública na Noite Branca de Braga quatro projetos artísticos originais. A iniciativa destina-se artistas ou coletividades residentes em Braga, ou cujos elementos são naturais de Braga, que se proponham a desenvolver conteúdos artísticos originais nos domínios da imagem, som, performance, interatividade, música, dança ou cruzamento entre as áreas anteriormente descritas.

O gnration pretende com a iniciativa encontrar projetos para desenvolvimento de trabalho artístico original, em formato de residência artística, no gnration durante um período de 2 semanas e que, posteriormente, terão apresentação pública do trabalho no contexto da Noite Branca 2018, em formato performativo ou de instalação/exposição.

Aos projetos vencedores, o gnration tem para oferecer um local de trabalho durante um período de 2 semanas (1-14 e 16-29 de agosto), apoio monetário no valor de 1500€ (IVA incluído) por projeto e apoio técnico e de produção.

Para concorrer, os candidatos deverão apresentar uma descrição da proposta artística, requisitos técnicos e de produção associados à mesma, biografia e portefólio dos autores, digitalização do cartão de cidadão, documento comprovativo de residência em Braga (no caso de o proponente não ser natural de Braga) e uma declaração de comprometimento em desenvolver o projeto nas instalações do gnration, num dos períodos de trabalho a concurso. Estes requisitos devem ser enviados para o e-mail info@gnration.pt.

A seleção dos projetos decorrerá em duas fases: fase 1, com as escolhas das propostas finalistas a ser feita pela direção artística do gnration, tendo em conta a proposta artística, a exequibilidade técnica e a adequação à visão estratégica da programação cultural do gnration; fase 2, com a escolha dos 4 vencedores será feita pela direção artística do gnration (3 projetos) e via votação online aberta ao público (1 projeto).

O fecho das candidaturas acontece a 18 de maio com a colocação dos finalistas para votação online a 23 de maio. A 1 de junho encerra-se as votações e é anunciado o projeto vencedor. O programa Laboratórios de Verão é uma ação promovida pela Fundação Bracara
Augusta com o apoio da Câmara de Braga.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação