Braga

Braga. Bombeiros Sapadores com 13 novos operacionais. E duas são mulheres

Fernando André Silva

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga passa a contar com mais 13 novos elementos, que assinaram hoje contrato com o Município de Braga, entidade empregadora daquela corporação. Pela primeira vez em 219 anos, duas mulheres foram integradas na estrutura profissional, como salientou a autarquia.

Ricardo Rio, presente na cerimónia, salientou a “responsabilidade” a cargo dos 13 novos elementos, reforçando que “Braga e os bracarenses” confiam no trabalho da instituição “em prol da segurança e salvaguarda de pessoas, bens e do território”.

Com os novos elementos, que vão ter formação no quartel de Braga, mas também no Porto, na Lousã e em Coimbra, a CBS de Braga passa a contar com 85 profissionais a tempo inteiro.

Firmino Marques, vice-presidente da autarquia e vereador responsável pela Proteção Civil, tinha avançado ao Semanário V que a companhia ia ser aumentada, assim como os Bombeiros Voluntários de Braga vão constituir cinco vagas para função profissional através da criação de uma EIP.

Estas são algumas das medidas do Município de Braga para tentar apetrechar o concelho, não só a nível de segurança durante todo o ano, mas também com especial enfoque no período de incêndios, depois da trágica experiência vivida em 2017 e onde foram apontadas falhas por um relatório independente.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista