Braga Destaque

Economia. Ministro inaugurou em Braga a maior AGRO de sempre

Abertura Agro 2018( c) Mariana Gomes / Semanário V
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

A sessão de abertura da 51.ª AGRO- Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, realizou-se esta manhã no novo Forum Braga e contou com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, acompanhado pelo presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, e pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

A AGRO 2018, organizada pela InvestBraga, é a maior feira do setor primário do norte do país e da Galiza e, este ano, a grande novidade é a realização desta feira nas novas instalações do Forum Braga, um espaço com melhores infraestruturas para eventos desta dimensão, sendo, por isso, a maior AGRO de sempre, com cerca de 280 expositores, 450 máquinas de exposição, numa área que ultrapassa os 25 mil metros quadrados.

Abertura Agro 2018( c) Mariana Gomes / Semanário V

O novo espaço recebeu um voto de louvor do ministro, Luís Capoulas Santos, pela “obra notável, que honra o município, a região e o país”. Acrescenta, ainda, que estará disponível para contribuir “para que a AGRO se afirme, cada vez mais, como a grande feira do norte e do centro de Portugal”.

“Não sendo este um espaço dedicado à agricultura, é um espaço que a agricultura muito utilizará. Um evento como este é sempre a melhor montra de um setor que esteve adormecido e esquecido durante muitos anos, mas que tem vindo a percorrer um percurso notável, quer no aumento da produção, quer na especialização, quer na qualificação dos empresários, quer no rejuvenescimento” – Capoulas Santos

Abertura Agro 2018( c) Mariana Gomes / Semanário V

Completou ainda o ministro que a agricultura, neste momento, “é o setor que cresce ao dobro do ritmo do resto da economia. Cresceu 8% no ano passado e nos dois primeiros meses deste ano o crescimento das exportações, comparativamente com o período homólogo do ano anterior, é de 10%”.

Questionado sobre a problemática dos incêndios que assolaram o país no ano passado, o Ministro assegura que “Portugal e a agricultura estão mais preparados para a questão dos fogos. Depois da tragédia do ano passado, é a obrigação de toda a gente fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que tragédias como esta não se repitam”.

Além de Capoulas Santos, a visita pelos vários espaços da AGRO foi acompanhada, pelo presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e pelo presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, que espera que o número de visitantes ultrapasse o ano anterior.

“A AGRO é um evento estratégico do ponto de vista da dinamização deste setor agrícola e agropecuário que está a viver um grande rejuvenescimento, um grande crescimento, uma grande sofisticação tecnológica, uma grande sofisticação científica” – Ricardo Rio

Abertura Agro 2018( c) Mariana Gomes / Semanário V

Ao longo dos quatro dias, o evento conta com um programa diversificado e dinâmico, com a realização de concursos pecuários, seminários, conferências e ‘workshops’. A AGRO é, atualmente, a única feira, a nível nacional, que faz parte da EURASCO (European Federation of Agricultural Exhibitions and Show Organizers).

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista