Braga Cultura

Cultura. Braga volta a ser romana durante cinco dias

Redação
Escrito por Redação

A cidade de Braga volta a vestir-se a rigor para recriar o quotidiano de Bracara Augusta. A 15.ª edição da Braga Romana apresenta uma programação que integra diferentes propostas de viagem no tempo e que irão, certamente, cativar os milhares de visitantes que de 23 a 27 de maio se deslocam a Braga.

Além de variadíssimas propostas das visitas guiadas e encenadas, tertúlias e colóquios, a Braga Romana proporcionará este ano mais de 72 horas de programação ininterrupta e cerca de 200 espectáculos em palco.

Na apresentação do evento, que decorreu hoje, 11 de maio, nas Termas do Alto da Cividade, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, salientou que a Braga Romana é um projeto mobilizador da sociedade bracarense que não resume aos cinco dias do evento, estando presente no dia-a-dia da cidade.

“A Braga Romana é um tributo histórico que se tornou um dos principais momentos de pedagogia, animação e atracção turística da cidade. E mais do que um tributo, queremos que a herança cultural romana sirva como mote para a afirmação de uma marca para o futuro”, referiu Ricardo Rio.

A XV edição coloca à disposição do grande público oportunidades para um contacto mais efectivo com a memória da civilização romana no território bracarense, com a recriação do quotidiano romano nas suas mais diversas áreas. A Braga Romana dá ainda a oportunidade ao público para visitar museus e espaços arqueológicos que, nestes dias, se enchem de vida e novas experiências.

Este ano, o evento conta com o aumento da área de artes e ofícios no Largo de S. João do Souto, apresentando pela primeira vez a recriação da medicina e cirurgia da época, e um reforço da programação infantil com teatro, percursos encenados, marionetas e oficinas.

O programa inclui dois colóquios, uma sessão de história local, 10 visitas encenadas pelos sítios arqueológicos da Cidade e 10 visitas guiadas das quais se destacam a ‘Braga Romana Escondida’ a 19 de maio, a ‘Caminhada na Via Romana XVIII’ no dia 20 e a visita guiada para pessoas com mobilidade reduzida a realizar no dia 24.

No dia 23, destaque para o cortejo infanto-juvenil ‘Ludi Litterarii’ que vai contar com a participação de cerca de quatro mil crianças, e para o rito fundacional de Bracara Augusta. Para o dia 24 está agendado o Senado Romano, no Rossio da Sé, e no dia 25, o IX Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro e o Cortejo Triunfal. O batizado romano, uma das novidades deste ano, realiza-se a 26 de maio, no Largo D. João Peculiar. No último dia, 27 de maio, destaque para o Casamento Romano e para o grande espetáculo de dança que encerra a edição de 2018.

Números:

· 200 Actuações em palco

· 185 Saídas com animação ambulante

· 103 Mercadores (Mercado Romano)

· 99 Entidades do movimento associativo e escolar participam na Braga Romana

· 36 Agentes artísticos (dos quais 15 são de Braga na área da música, dança, teatro e artes performativas)

· 6.500 Alunos participam activamente nas actividades da Braga Romana

· Cortejo Infantil: 4000 participantes

· Cortejo Nocturno: 2300 participantes

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação