Vila Verde

Diretas PS. António Costa vence em Vila Verde de forma unânime

(c) FAS / Semanário V
Fernando André Silva

António Costa venceu as eleições em Vila Verde para o cargo de secretário-geral do Partido Socialista (PS). O atual líder dos socialistas venceu de forma unânime ao arrecadar 100% dos votos, que este ano voltou a contar com simpatizantes para além dos militantes.

Na eleição para os delegados de Vila Verde ao congresso nacional do PS, que decorre entre 25 e 27 de maio na Batalha, apresentou-se apenas uma lista composta por sete elementos, também eleita. Para além de Vila Verde, são também já conhecidos os resultados de Guimarães, também favoráveis a Costa.

Em nota de imprensa, o PS/Vila Verde apelida o resultado como “histórico” e aponta para eleição com “100%” de votos, não divulgando no entanto o número de votantes. “Um resultado histórico, sem qualquer voto em branco ou nulo”, refere ainda o partido.

“Os socialistas de Vila Verde reconhecem desta forma o trabalho que António Costa tem feito pela nossa terra e enquanto diretor de campanha concelhio só posso ficar satisfeito com o resultado eleitoral alcançado”, reforçou José Morais, líder do PS concelhio, no final do sufrágio.

“Tenho a certeza de que o distrito de Braga votará massivamente em António Costa, tal como fez Vila Verde, reconhecendo também o empenho e dedicação do mandatário distrital, o camarada Joaquim Barreto”, disse.

Para além de António Costa, as diretas do PS têm outro candidato a votos – Daniel Adrião – que pretende ver António Costa como primeiro-ministro, mas não como secretário-geral por não achar que as duas funções possam ser compatíveis.

Na moção “Reinventar Portugal” que sustenta a candidatura à liderança do PS, Daniel Adrião considera que deve existir uma “separação entre partido e Estado”.

As eleições diretas do PS realizam-se esta sexta-feira e sábado e são o “pontapé-de-saída” para o congresso nacional marcado para os dias 25,26 e 27 de maio, na Batalha, que será a primeira etapa de preparação para o ciclo eleitoral de 2019, com europeias e legislativas.

As eleições terminam este sábado e amanhã será anunciado o resultado final.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista