Braga Desporto

Ténis. Pedro Sousa vence norueguês e conquista Braga Open

Fernando André Silva

A entrada de Braga no circuito internacional de ténis ATP Challenger Tour não podia ter corrido melhor, com a vitória de um português, este domingo, na final do Braga Open.

Pedro Sousa, tenista de Lisboa e quarto cabeça de série do torneio derrotou em três ‘sets’ na final o norueguês C. Ruud, oitavo favorito.

O tenista que ocupa o terceiro  lugar do ‘ranking’ nacional e 144.º mundial, entrou bastante forte no encontro e venceu o primeiro set por uns expressivos 6-0.

Ruud, 174.º da hierarquia mundial, reagiu no parcial seguinte e venceu por 6-3, adiando a decisão do encontro para um terceiro set.

O tenista norueguês ainda teve a vantagem de um break, mas foi dominado por Sousa, que venceu por 6-3, num encontro que durou 1h35.

Pedro Sousa conquistou o quarto título em challenger e o primeiro em Portugal, e já se prepara para disputar o Lisboa Belém Open, que já arrancou.

A prova contou com a elite nacional do ténis – à exeção de João Sousa que disputou e venceu o Estoril Open – como Gastão Elias, Pedro Sousa, João Domingues, Gonçalo Oliveira, Frederico Silva, João Monteiro, Frederico Gil e Tiago Cação.

Este primeiro Challenger foi apoiado pela Cidade Europeia do Desporto e recebeu atletas internacionais de 11 nacionalidades. O prémio do vencedor foi de 6.190 euros.

Sobre o apoio da CED, Ricardo Rio destacou que este Open é mais uma grande competição numa modalidade com muitos praticantes e que já tem muita tradição na cidade.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista