Destaque Vila Verde

Direitos animais. Populares encontram cão vivo fechado num saco em Vila Verde

(c) José Morais
Fernando André Silva

Uma cadela foi ao final desta tarde encontrada dentro de um saco, na berma da estrada do Pinhal, na freguesia de Barbudo, Vila Verde, em aparente estado de abandono.

A cadela foi encontrada por populares, entre os quais o vereador da Câmara de Vila Verde, José Morais, que terá alertado as autoridades e a veterinária municipal.

Segundo o vereador, que publicou as fotos e expôs a situação através das redes sociais, a cadela estava dentro de um saco “bem fechado”.

“Chamei a GNR de Vila Verde, porque o abandono é crime, e valeu a rápida intervenção dos agentes e da veterinária municipal que recolheram o animal para o canil onde será alimentado e espera ser adotado”, refere o vereador, classificando a ação como “indigna de um ser humano”.

O vereador espera que seja encontrado “o criminoso” e uma “família adotiva para a cadelinha”.

Canil sobrelotado

O Canil de Vila Verde, inaugurado o ano passado e com espaço para cerca de uma centena de animais, está sobrelotado. A situação já foi confirmada pelo vereador do Ambiente, Patrício Araújo, em documento registado em ata de executivo.

Também António Vilela, em intervenção durante uma Assembleia Municipal em fevereiro, referiu que a situação dos cães abandonados é “um problema sério em Vila Verde”.

O mesmo edil adiantou que a força de vontade dos voluntários da ADAAVV tem sido preponderante para o acolher dos animais, mas que com o canil cheio, torna-se complicado conseguir recolher todos os animais que estão nas ruas.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista