Braga Cultura

Documentário sobre o São João de Braga volta a percorrer o concelho

Redação
Escrito por Redação

Levar o São João além das “portas” do centro da cidade e despontar o clima sanjoanino é a tónica do programa “São João Fora de Portas” que mais uma vez a Associação de Festas de São João de Braga leva a cabo e que compõe uma série de iniciativas pelas freguesias do concelho, a destacar a exibição do documentário “O São João é de Braga” e a exposição “Cartazes do São João de Braga”.

O documentário é uma viagem ao passado, que compila toda a história das Sanjoaninas deslindando os momentos mais marcantes das festas repletos de genuínas tradições, este contempla imagens da memória recente das festas do São João de Braga da edição de 2014, assim como, saudosas e inéditas imagens das décadas de 30 a 70, cedidas pelo Arquivo de Imagens em Movimento. A exposição “Cartazes do São João de Braga” evoca os cartazes sanjoaninos passados, dando a possibilidade de serem admirados e recordados todos os traçados e simbologias.

“O São João é de Braga” exibido pela primeira vez em 2015 no Theatro Circo, difundido em 2016 através da sua emissão na RTP2, este ano será acolhido pela freguesia de Adaúfe e pela União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro.

A exibição itinerante arranca no dia 19 de maio, às 21h15, no auditório da antiga junta de freguesia de Adaúfe. Segue-se Aveleda no dia 7 de Junho, às 15h00 no auditório da junta de freguesia de Aveleda. Acompanhando a exibição do documentário e a exposição “Cartazes do São João de Braga” cada uma das freguesias irá abrilhantar as sessões com a atuação dos seus grupos etnográficos e/ou culturais.

Com esta iniciativa, a Associação de Festas de São João de Braga pretende envolver ainda mais a comunidade bracarense, preservar a memória sanjoanina e perpetuar as maiores e mais antigas Festas Sanjoaninas de Portugal.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação