Vila Verde

Educação. EPATV recebe a edição de Jogos da Matemática

Redação
Escrito por Redação

A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) acolhe amanhã, 16 de maio, a XX edição dos Jogos da Matemática, para escolher a equipa vencedora entre 15 escolas e 115 alunos participantes, vindos de todo o país.

A organização deste concurso nacional para Escolas Profissionais é rotativa cabendo, este ano, à Escola Profissional Amar Terra Verde a dinamização da prova, que acolhe as comitivas escolares, às 9h30.

Após a sessão de boas vindas, às 10h45, efetua-se a prova, com início às 11 horas. Hora e meia depois serve-se o almoço e os professores começam a corrigir as provas.

Às 14h, é proferida uma palestra – “O cachimbo que não era um cachimbo e outras histórias” – pela professora Cláudia Mendes Araújo (Universidade do Minho). A entrega dos prémios está marcada para as 15 horas, seguindo-se um lanche e encerramento dos jogos.

Os Jogos da Matemática são um concurso inter-equipas, “uma por cada escola, de resolução de problemas de Matemática, dirigido a alunos que frequentam cursos de nível IV dos cursos profissionais nas Escolas Profissionais, e visam, essencialmente, incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática, fazendo recurso ao engenho e imaginação dos alunos” – explicou a professora Sara Leite.

Para os professores do grupo disciplinar de matemática, os responsáveis pela iniciativa, estes Jogos visam “incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática, fazendo recurso ao engenho e imaginação dos alunos”.

O concurso decorre em três fases, sendo que as duas primeiras são realizadas dentro de cada escola participante, para apurar uma equipa que representa a sua escola na final nacional.

Na Escola Profissional Amar Terra Verde, a primeira fase registou a participação de 22 equipas constituídas por 132 alunos desta instituição.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação