Vila Verde

Braga. Praia fluvial em Crespos com qualidade de ouro, diz a Quercus

Fernando André Silva

A praia fluvial do Cavadinho, na freguesia de Crespos, voltou a ser distinguida com a classificação “Qualidade de Ouro” pela associação ambientalista Quercus.

O espaço banhado pelo rio Cávado é a única praia do concelho de Braga e a única fluvial de todo o distrito a receber este galardão que premeia a excelência da qualidade da água.

Pouco conhecida para grande parte da urbe bracarense, dispõe de um bar, campo de jogos, área de merendas, equipamento infantil e um passadiço de acesso à água.

Segundo a Quercus, a praia foi classificada como tendo “Qualidade de Ouro” com base na informação oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que aponta aquele troço do Cávado com o nível máximo de excelência de água.

Das estâncias balneares classificadas este ano, “342 são praias costeiras, 39 são praias interiores e nove são de transição”, indicou a associação ambientalista, acrescentando que “em comparação com 2017, há menos nove praias costeiras galardoadas, existem mais três praias interiores e igual número de transição”.

“O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor, e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água”, afirmou a organização ambientalista, referindo que todos os municípios nacionais, com praias galardoadas, podem solicitar a impressão da respetiva bandeira “Praia com Qualidade de Ouro”.

O hastear da primeira bandeira “Praia Qualidade de Ouro” vai realizar-se na praia da Pampilhosa da Serra, em data oportunamente a definir, avançou a Quercus.

A época balnear deste ano começou na terça-feira, porém “a maioria das praias inicia a época balnear a partir de 01 de junho”, informou a associação ambientalista.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista