Braga

Alerta. Braga em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta

Fernando André Silva

Quase todo o país apresenta hoje risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação UV está o distrito de Braga, assim como Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Santarém, Setúbal e o arquipélago da Madeira, adianta a informação publicada no ‘site’ do IPMA.

À exceção de Portalegre e de Beja, que estão com risco ‘moderado’, os restantes distritos do país apresentam risco ‘elevado’ de exposição aos raios ultravioletas.

Para as regiões com risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘Moderado’), 6 a 7 (‘Elevado’), 8 a 10 (‘Muito Elevado’) e superior a 11 (‘Extremo’).

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje em Braga céu em geral pouco nublado, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros durante a tarde.

As temperaturas máximas previstas para Braga são de 26 graus celsius.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista