Destaque Vila Verde

Exclusivo. Rui Silva faltou à votação para “estreitar ligações entre PSD e Partido Comunista Chinês”

Rui Silva c) FAS / Semanário V
Fernando André Silva

O deputado do PSD eleito pelo círculo de Vila Verde, Rui Silva, não esteve hoje presente na votação dos quatro projetos-lei por se encontrar em visita à China em representação do grupo parlamentar dos sociais-democratas. Os projetos leis foram chumbados pela maioria parlamentar.

Em declarações exclusivas ao Semanário V, o deputado explica que a ausência da votação foi “devidamente autorizada pelos serviços da Assembleia da República bem como pelo grupo parlamentar do PSD”.

“Estou na China em representação dos altos quadros do PSD através da comissão dos negócios estrangeiros e do comité de amizade Portugal – China”, explica o deputado.

A viagem, a “convite oficial do Governo da República Popular da China”, serve para “estreitar relações entre o partido comunista chinês e o PSD de Portugal”.

“Visitamos três provincias chinesas – Pequim, Shangai e Chengdu, onde tivemos reuniões de alto nível, nomeadamente com o vice-ministro da China, com o secretário geral da provincia de Chengdu, que é o equivalente ao ministro da região e ainda visitamos duas universidade chinesas em prespetiva de intercâmbio”, alude. Segundo o deputado, na Universidade de Chengdu, existem “mais de 200 alunos chineses a aprender a língua portuguesa”.

Para além da visita às universidades, a comitiva social-democrata visitou “os maiores centros tecnológicos da China”. Segundo Rui Silva, com esta visita “abriram-se novas prespetivas de cooperação entre empresas portuguesas e empresas chinesas ligadas ao ramo das novas tecnologias”. O deputado realça a “semelhança” e “traços comuns com a história portuguesa”

“Queria destacar que esta foi uma delegação ao mais alto nível, equivalente a uma representação do Governo português. E que se abriram prespetivas de intercambio económico. cultural, e educacional”, finaliza.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista