Destaque Vila Verde

Vila Verde. Turistas belgas aprenderam a fazer pão à moda de Aboim

Ciclo do Pão em Aboim (c) Armando Carriça
Fernando André Silva

Um grupo de oito turistas belgas recriou na segunda-feira o ciclo do pão, na freguesia de Aboim da Nóbrega, em Vila Verde.

Os turistas, orientados pela também belga Joelle Coppin, proprietária de uma casa de turismo rural em Ponte da Barca, começaram por assistir a todas as etapas do ciclo que transforma o cereal em pão.

Em declarações ao Semanário V, a empresária que arranjou a viagem explica que os turistas vieram assistir a este ciclo pela primeira vez em Aboim. “Nós somos belgas e 90% dos hóspedes que temos na nossa casa são de nacionalidade belga. Geralmente mostrámos as paisagens, fazemos caminhadas pela região e tentámos sempre mostrar um pouco da gastronomia típica portuguesa. Este ano decidimos mostrar o ciclo completo do pão e escolhemos Vila Verde para o fazer”, aponta.

E os turistas adoraram. “Eles gostaram mesmo muito. Nunca tinham visto como é que se faz o pão, desde a moagem nos moinhos até à preparação final. Para além de terem gostado da atividade também gostaram muito do pão”, afirma Joelle, bem disposta.

Sobre o itenerário, a belga conta que levou os turistas a passear pelo alto da Nóbrega, junto ao Castelo de Aboim. “Lá em cima tem uma paisagem diferente das restantes. É uma zona muito boa para caminhar também. Começamos na igreja da freguesia e depois demos uma volta circular num percurso de cerca de oito quilómetros”, refere.

Com a casa aberta há quatro anos, mas a residir em Ponte da Barca há dez, o casal tem contribuído para que os turistas belgas, e outros dos Estados Unidos, fiquem a conhecer a região da Nóbrega, especialmente a freguesia de Aboim, onde fazem diversas atividades ao longo do verão.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista