Desporto Vila Verde

Vila Verde. Ricardo Cunha é exemplo mundial no desporto para transplantados e dialisados

Redação
Escrito por Redação

Ricardo Cunha, residente na freguesia de Escariz São Martinho, em Vila Verde, vai participar nos Jogos Europeus para transplantados e Dialisados, promovidos pela European Transplant and Dialysis Sports Federation – ETDSF, que decorrerão este ano em Italia (Cagliari) no período compreendido entre 17 e 24 de junho.

O atleta é acompanhado pela enfermeira Liliana Leiras, que exerce funções no ULSAM (Centro de Saúde de Ponte de Lima) que atesta o percurso do atleta de 38 anos.

A enfermeira refere que o atleta é insuficiente renal crónico desde 2001, por nefrite, em tratamento com diálise peritoneal desde 2017 em lista de espera para realização de transplante renal no Hospital de Santo António, no Porto.

“Apesar de todo o doloroso percurso de doença nunca interrompeu a prática de atividade desportiva, mantendo uma excelente condição física e dinamismo que motivou a sua participação ativa junto das associações de apoio a estes doentes, através da realização de palestras e organização de eventos desportivos”, refere ainda a enfermeira.

Ricardo Cunha vai participar nos jogos acima mencionados nas modalidades de atletismo e ténis de mesa. “Esta participação origina um conjunto de encargos financeiros, a grande maioria sustentada pelo próprio atleta, e nesse sentido solicitava em nome do mesmo, a possibilidade de alguma comparticipação, mas mais importante do que isso, a divulgação do evento e participação do atleta, que constitui um exemplo de adaptação e reinserção social”, refere ainda a enfermeira.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação