Braga Destaque

Câmara de Braga disponibiliza 750 mil euros para orçamento participativo

(c) Mariana Gomes / Semanário V
Agência Lusa
Escrito por Agência Lusa

A Câmara de Braga vai disponibilizar 750 mil euros para o orçamento participativo, tendo lançado o ‘Portal Braga Participa’, uma “inovação” com acesso às três vertentes daquele projeto, um “geral”, outro para as escolas e o projeto Tu Decides.

Apresentada esta tarde, num dos projetos vencedores daquela iniciativa em anos anteriores, a Casa da Ciência de Braga, a edição de 2018 do orçamento participativo divide aquela verba pelos “projetos gerais”, pelo Orçamento Participativo Escolar (125 mil euros) e pelo Orçamento Tu Decides (75 mil euros).

“Este é o instrumento mais poderoso que os bracarenses têm, no plano informal, para exercerem a sua cidadania e sem qualquer tipo de interferência da Câmara de Braga. Desde a conceção à escolha, todo o processo é feito pelos cidadãos poderem defender esses projetos e a concretização”, referiu na sessão Ricardo Rio.

Em 2018, o quinto ano da iniciativa, o orçamento participativo terá sete áreas: ecologia, ambiente e energia, solidariedade e coesão social, equipamentos (melhoria ou reparação de equipamentos culturais, sociais, etc.) e espaços públicos (jardins, parques, praças, etc.), cultura e património (material e imaterial), trânsito, mobilidade, acessibilidades e segurança rodoviária, turismo, comércio e promoção económica e desporto, saúde e bem-estar.

Ao orçamento participativo podem concorrer todos os cidadãos com idade igual ou superior a 16 anos recenseados em Braga ou que, comprovadamente, residam, trabalhem ou estudem no concelho que se inscrevam no portal do Orçamento Participativo.

Sobre o portal agora lançado, o autarca explica que o novo portal pretende “reforçar a transparência do processo de participação”, sendo uma forma de “inspirar os cidadãos para cada uma das áreas”.

Nas quatro edições anteriores houve um total de 3.743 participantes registados.

Comentários

Acerca do autor

Agência Lusa

Agência Lusa