Destaque Vila Verde

Loureira. Ponte Nova a caminho de ser a 2.ª praia fluvial de Vila Verde

(c) FAS / Semanário V
Fernando André Silva

A zona de lazer da Loureira não é considerada uma praia fluvial, mas caminha para isso. A evolução da qualidade da água tem sido progressiva ao longo dos últimos anos e a requalificação do espaço exterior providencia condições impostas por lei para que possa ser uma estância balnear devidamente reconhecida.

Ao Semanário V, Pedro Dias, autarca da Loureira, refere que a zona de lazer “caminha, ao longos dos anos e com a melhoria de que tem sido alvo, para ser outra praia fluvial do concelho”. O autarca aponta o mesmo futuro para outras zonas de lazer junto ao rio Homem, como Oriz ou Malheira, que têm sofrido a mesma evolução nos últimos anos, tanto a nível de infraestruturas como da qualidade da água.

Pedro Dias recorda que o espaço da Ponte Nova já foi uma praia fluvial, , mas com “as exigências das leis”, perdeu “o estatuto”. “Mas estamos a caminhar para voltarmos a ser”, vinca o autarca.

“Acima de tudo, a estabilidade da qualidade de agua é o primeiro ponto. Nos últimos anos, pela informação que temos tido, está a ficar estável, com a resolução dos problemas de saneamento”, garante Pedro Dias, podendo a APA fazer um bom anúncio nos próximos anos.

E depois, as infraestruturas existentes no espaço já “apontam o caminho nesse sentido”. “Temos casas de banho disponíveis durante toda a época balnear, há uma zona de apoio à praia com café e esplanada”, vinca.

“Ainda há algumas obras que queremos realizar, talvez no próximo ano, no açude, que se foi degradando e faz falta no verão”, refere, não apontando data concreta para a reabilitação das pedras que fazem o açude de uma margem à outra do rio e unem os concelhos de Vila Verde e Amares.

“Arranjar o açude requer licenciamento da APA, requer estudo. Gostava que já tivesse sido feito, mas ainda não posso avançar com datas para a requalificação do mesmo, talvez no próximo ano”.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista