Braga Destaque

Braga. ‘Pipas’ estreou ambulância de emergência para animais

Fernando André Silva

A cadela Pipas foi a primeira “utente” da nova ambulância de emergência exclusivamente equipada para animais, oferecida pela AGERE e colocada pela Câmara de Braga nas instalações – e sob o cuidado – da companhia dos Bombeiros Sapadores de Braga.

O alerta foi dado no passado dia 1 de junho, dia da criança, mas também dia em que a nova ambulância foi apresentada pelo edil, Ricardo Rio e colocada à disposição dos bombeiros para servir a população animal. Poucas horas após a mostra pública, foi necessária a primeira intervenção, solicitada por Ana Rebelo.

A Pipas, cadela do lar, assustou-se e fugiu, acabando por se perder. Com ligação para os bombeiros, a nova ambulância deslocou-se ao terreno com dois bombeiros sapadores a procederem às buscas, acabando por encontrar a cadela estável. Procederam depois a alguns cuidados médicos, terminando assim o primeiro serviço oficial da viatura.

Segundo o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, a aquisição desta ambulância é “mais uma medida que se enquadra nas políticas de proteção animal que têm vindo a ser implementadas”.

Recorde-se que, em abril passado, o Município celebrou um protocolo de colaboração que visa a implementação do Programa de Apoio de Saúde Preventiva a Animais em Risco. Entre as medidas previstas está a atribuição do cheque-veterinário a famílias carenciadas ou a quem adotar um animal de companhia no Centro de Recolha Oficial (CRO) de Braga.

A juntar a este programa, a autarquia bracarense está ainda a implementar o projecto de Captura, Esterilização e Devolução dos animais (CED) que está a ser desenvolvido em parceria com associações devidamente acreditadas para acompanhar animais.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista