Braga Destaque

Marcelo no Bom Jesus. Subida de funicular e selfies à la minuta

Funicular do Bom Jesus (c) FAS / Semanário V
Fernando André Silva

É já este sábado que o Presidente da República inaugura o arranque das obras da Basílica do Bom Jesus, em Braga, com direito a subida de funicular e fotos à la minuta nos hotéis daquele espaço gerido pela Confraria do Bom Jesus do Monte.

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Braga durante este sábado inclui ainda uma condecoração ao Seminário de Nossa Senhora da Conceição, pelas 17h, a abertura oficial das Festas de São João, duas horas antes, e ainda a inauguração da nova estátua de São João, ao final da tarde, dando início à noite forte da festa popular.

Para a visita do PR foi preparado um plano especial de segurança que inclui batedores militares da GNR que estiveram durante toda a semana a preparar a ida de Marcelo ao Bom Jesus.

Os militares verificam as encostas dos montes impedindo também qualquer acesso que não o da estrada principal. A circulação junto à Basílica estará parcialmente condicionada, com o PR, acompanhado de Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, a visitar os hotéis do santuário.

Durante essa visita, sabe o V, vão ser registadas fotos “a la minuta”, por parte dos fotógrafos que habitualmente tiram as célebres fotos com os ‘cavalinhos’, e que já fazem parte da cultura histórica daquele sacromonte.

A visita no Bom Jesus começa mesmo com a subida de funicular, que tem uma média de 250 pessoas diárias em circulação.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista