Braga Destaque

Braga. Mais de 200 fizeram do São João uma festa para vegans

Redação
Escrito por Redação

S. João Vegan junta cerca de 200 pessoas no Parque da Ponte e promete nova edição para o ano. O evento organizado pelo movimento de ação cívica Braga para Todos contou com o apoio do coletivo VeganHood e da associação Abandoned Pets que confeccionaram várias iguarias e as venderam no local. O valor angariado será aplicado na esterilização de cerca de sete cães ao cuidado da Abandoned Pets e também para ações do coletivo VeganHood, que promovem ações de ativismo e sensibilização no norte de Portugal.

O Braga para Todos, nas palavras de Elda Fernandes, consideram esta primeira iniciativa um sucesso e garantem que haverá para o ano novamente S. João Vegan , quanto ao movimento continuará a ter o tema do veganismo na sua agenda de trabalho: “A iniciativa, para pioneira na cidade correu muito bem e é muito importante sermos nós, mais uma vez, os pioneiros neste evento, que preenche na nossa ótica as festas de S. João e torna esta festa tão especial para os bracarenses uma festa para todos e todas”.

O evento contou com mais de 200 pessoas, que escolheram alimentos sem sofrimento animal e marcaram presença entre as 19h e a 1h, segundo o movimento foi uma alegre surpresa e esperam para o ano estar em mais pontos da cidade e esta iniciativa estender-se `às empresas do setor: “ Para o nosso movimento, que se prende pelo ativismo político a nossa parte foi feita, mas esperamos que agora as empresas do ramo da restauração façam também estes eventos e também seja abraçado por outras associações e coletivos de ativismo.”

Elda Fernandes, refere que o valor angariado ficou a cargo da associação de Braga de proteção de animais Abandoned Pets, e os cerca de 500 euros serão para esterilizar sete cães e cadelas a cargo da mesma e disponíveis para adoção. Segundo Eduarda, presidente da associação Abandoned Pets os animais serem entregues esterilizados é importante: “Para nós a iniciativa foi positiva, e o valor angariado será aplicado em animais, que estão no nosso site para adotar, porque um dos nossos esforços é entregar animais esterilizados, para evitar o aumento da população e este valor será útil”. O restante valor foi para cobrir despesas logísticas da associação.”

Para terminar, o Braga para Todos optou pelo uso de copos reutilizáveis e personalizados para o evento, serventes também como recordação e afirmam, que estas são uma boa opção para no próximo ano, ou nos próximos eventos o atual executivo seguir a ideia, e prometem o envio de uma proposta a Ricardo Rio e a continuar a trabalhar para sensibilizar neste sentido.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação