Braga Cultura Destaque

Cultura. Feira do Livro já arrancou no centro histórico de Braga

Abertura Feira do Livro Braga 2018 (c) Mariana Gomes / Semanário V
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Arrancou esta tarde mais uma edição da Feira do Livro, no Jardim de Santa Bárbara, com a inauguração da exposição ‘Poéticas Visuais’, do escultor Francisco Simões, ao som de Henk van Twillert & Vento do Norte. O evento contou com a presença do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, da vereadora da Cultura, Lídia Dias, e do escultor Francisco Simões.

De 29 de junho a 15 de julho, as ruas do centro da cidade estão recheadas de livros para todos os gostos, com 30 stands de livros espalhados entre o Largo S. João do Souto e as ruas Dr. Justino Cruz e Francisco Sanches. No Jardim de Santa Bárbara estão expostas oito esculturas de “grandes génios da cultura portuguesa”, de Francisco Simão, que materializam os escritores, entre eles o poeta português Fernando Pessoa. Este ano o centro histórico transformou-se, mais uma vez, numa verdadeira alameda literária, sendo que a Feira do Livro era, habitualmente, realizada no Parque de Exposições de Braga. Ricardo Rio explica que o motivo que levou à alteração do local do evento foi “criar um outro fator de atração e dinamização do centro da cidade e, ao mesmo tempo, potenciar a Feira do Livro, pelo facto de estar num local onde há um curso natural de pessoas a circular”.

Do ponto de vista comercial, a descentralização da Feira do Livro, desde 2014, “tem em vista criar melhores condições de conforto para os livreiros, melhores condições de circulação por parte das pessoas e, ao mesmo tempo, criar condições para que possam fazer mais negócio do que aquilo que fizeram em anos anteriores”, afirma o Presidente da Câmara de Braga.

Com a missão de trazer a cultura ao centro histórico, a vereadora da cultura, Lídia Dias, explica que um dos grandes objetivos é “chamar para a importância da leitura, para a importância do livro, para as pessoas que no seu dia-a-dia não têm o livro um amigo, aquele elemento que têm ao pé, e que desta forma se possam sentir mais próximas dele”.

Nesta edição do evento, serão apresentados os livros ‘Nómada’, de João Luís Barreto Guimarães; ‘Cair para dentro’, de Valério Romão; ‘Cinema e história — aventuras narrativas’, de João Lopes; e ‘Não Respire’, de Pedro Rolo Duarte. João Tordo, Frei Bento Domingues, Lídia Jorge, Pedro Marques Lopes e Joana Amaral Dias são alguns dos autores que vão passar pela Feira do Livro de Braga e que contará, ainda, com espetáculos musicais de Miguel Araújo, Mafalda Veiga, Capicua e Simone de Oliveira.

Com uma programação pensada para todo o tipo de público, a Feira do Livro é organizada pela Câmara Municipal de Braga e pela InvestBraga, com a produção executiva da Booktailors.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista