Braga Destaque

Braga. Crianças de férias aprendem como custa varrer e limpar as ruas

(c) Alberto Fernandes
Redação
Escrito por Redação

O programa ‘Férias na Quinta’ iniciou-se hoje, dia 2 de julho, com uma actividade de sensibilização ambiental sobre resíduos em meio urbano, uma iniciativa pioneira que juntou a Quinta Pedagógica e a Agere.

Nesta ação as 40 crianças que participaram tiveram a oportunidade de, durante uma manhã, acompanhar o trabalho dos profissionais da Agere e distribuírem à população panfletos apelando à sensibilização ambiental. Segundo Altino Bessa, vereador do Ambiente, é essencial a valorização do trabalho das pessoas que, no dia-a-dia, varrem e limpam as ruas da cidade bracarense.

“Nesta iniciativa os jovens têm a oportunidade de perceber o custo que este trabalho tem, sendo uma forma de incentivar o respeito pela tarefa desenvolvida por estes profissionais. É também uma excelente maneira de alertar os mais novos para a necessidade de terem bem presentes os cuidados de limpeza e civismo”, referiu.

Também Rui Morais, presidente da Agere, referiu que é fundamental efetuar ações de sensibilização junto das crianças. “A limpeza da cidade tem muito a ver com o comportamento das pessoas e nada melhor do que como começar pelas crianças para formatar os adultos no sentido de incentivar a uma nova forma de actuar perante o bem público”, disse.

Dado o sucesso da edição anterior, este ano o programa ‘Férias na Quinta’ foi alargado a duas semanas, com 40 crianças a participarem em cada semana. Assim, a Quinta Pedagógica de Braga irá dar a oportunidade a 80 crianças de frequentarem este programa que se prevê ser muito divertido e educativo.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação