Braga Destaque

Braga. Fecho de balcão da ‘Caixa’ prejudica 1/3 do Parque Industrial de Celeirós

Fernando André Silva

Cerca de 1/3 dos cem empresários do Parque Industrial de Celeirós estão a ser prejudicados pelo recente encerramento do balcão da Caixa Geral de Depósitos, daquela freguesia. Para além de Celeirós, também já encerrou no final da passada semana o balcão da freguesia de São Vicente.

No entanto, é em Celeirós que a economia local sofre um rombo difícil de superar. O alerta foi dado por Cristina Lago, porta-voz da Junta de Freguesia de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, durante um protesto levado a cabo pelo PCP, em frente aquele balcão, em Celeirós, antes de o mesmo ter fechado.

Ao Semanário V, Cristina Lago apontou para “cerca de 35%” o número de empresários daquele parque que têm conta naquela agência e que vão ser prejudicados quer em termos de tempo, caso se mantenham, quer financeiros, caso tenham de mudar de banco.

Cristina Lago refere mesmo que o balcão mais próximo, em Maximinos, está situado num local onde é muito difícil de encontrar estacionamento, o que se irá tornar em outro quebra-cabeças para os empresários.

Presente na ação de protesto, o vereador da Câmara de Braga eleito pela CDU, Carlos Almeida, mostrou-se também contra o encerramento deste e dos outros balcões do concelho.

“Por norma são as populações mais distantes do centro das cidades que têm sido vítimas destes encerramentos como é o caso de Gualtar, Nogueiró, e agora Celeirós”, aponta.

“Também o encerramento da de São Vicente, apesar de estar no centro da cidade, vai trazer problemas, porque as pessoas vão ser movimentadas para o balcão da Av. da Liberdade, mas esse vai ficar ainda mais sobrecarregado, algo que já acontece ainda sem a mudança”, diz Carlos Almeida.

Na última Assembleia Municipal, realizada esta segunda-feira, a moção da CDU para que seja evitada o encerramento da CGD foi aprovada por unanimidade e pelo executivo municipal, e deverá ser entregue à administração daquele banco e ao Governo.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista