Braga Destaque

Hospital de Braga. Médicos e enfermeira distinguidos com Bolsa de Doutoramento

Redação
Escrito por Redação

Dois médicos e uma enfermeira do Hospital de Braga receberam Bolsas de Doutoramento atribuídas pela José de Mello Saúde (JMS). A entrega das Bolsas decorreu hoje, 3 de julho, no Centro Cultural de Belém numa cerimónia presidida pelo Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Duas das Bolsas de Doutoramento em Medicina vão ser entregues a Carlos Oliveira, Urologista, e a Silvia Paredes, Endocrinologista. Uma das Bolsas de Doutoramento de Enfermagem será entregue a Helena Martins, Enfermeira-chefe do Serviço de Pediatria.

O projeto de investigação de Carlos Oliveira, “Development of novel methods and techniques for endoscopic and video-assisted closure of viscerotomies”, centra-se no desenvolvimento de uma nova técnica cirúrgica que permite o encerramento endoscópico da bexiga, possibilitando assim a administração imediata de quimioterapia em casos de cancro do urotélio alto, sendo esta técnica uma alternativa à cirurgia convencional, apresentando menor risco e período de internamento para o utente.

A endocrinologista do Hospital de Braga, Sílvia Paredes, vê o seu projeto de investigação, “Knowledge, attitudes and practices of medical students, physicians and patients about metabolic syndrome”, ser distinguido também com uma Bolsa. Este projeto pretende avaliar conhecimento, atitudes e prática de estudantes de medicina, médicos e doentes sobre diabetes e síndrome metabólico que deverá dar origem a um projeto de educação para a saúde.

Nas Bolsas de Doutoramento em Enfermagem, atribuídas pela primeira vez este ano, foi distinguido o projeto de investigação da Enfermeira-Chefe do Serviço de Pediatria do Hospital de Braga, Helena Martins, com o trabalho “Toque Terapêutico em Neonatologia – Desenvolvimento de um modelo para a prática de enfermagem”.

A JMS atribui, pelo quarto ano consecutivo, cinco Bolsas de Doutoramento em Medicina, no valor de 100 mil euros, um investimento em formação médica sem paralelo em Portugal que este ano se estende à Enfermagem, com a atribuição de mais três bolsas nesta área, no valor de 15 mil euros. Em quatro anos a JMS já atribuiu 23 bolsas de doutoramento, no valor global de 415 mil euros.

Para Salvador de Mello, Presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde, “o investimento no ensino e formação, na investigação clínica e na cooperação com as instituições universitárias devem ser prioridades estratégicas para o desenvolvimento da atividade de prestação de cuidados de saúde.” Explicando que “é vontade da José de Mello Saúde contribuir para a valorização e para a excelência dos seus profissionais, que são o seu principal ativo, incentivando à melhoria das suas áreas de conhecimento.”

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação