Braga Destaque

Associação de Braga ajuda famílias carenciadas na despesa com animais

Foto: Paulo Moreira Mesquita
Redação
Escrito por Redação

A associação de proteção animal de Braga, Abandoned Pets, apresentou um projeto destinado ao apoio de famílias carenciadas através de bens alimentares destinados aos animais de companhia e também preços mais acessíveis nos cuidados médico-veterinários.

“O objetivo é as pessoas não deixarem de ter animais por questões financeiras, até ao momento a associação tem sinalizadas 17 famílias e face à parceria com o projeto SA, a associação pretende alargar a 40 famílias em breve”, refere a associação.

O projeto SA atua junto de 40 famílias carenciadas através da entrega de um cabaz mensal com bens essenciais. Agora a Abandoned Pets junta-se ao projeto, para de forma gradual conseguirem também colmatar as despesas com produtos para os animais de companhia.

Nas palavras na direção, esta complemento é “essencial e ajudará a diminuir o abandono dos animais de companhia, um dos principais flagelo da cidade”.

“Infelizmente é do nosso conhecimento que há muitas famílias com dificuldades em comprar ração para os animais de companhia, por isso, para nós é importante fazer esta parceria com o projeto SA, para aos poucos verificar quem destas famílias tem animais de estimação e começar a entregar mensalmente um cabaz com ração e também sensibilizar e informar sobre as obrigações da lei em vigor e até arranjar verbas para esterilização”.

A Abandoned Pets, no entanto, afirma que já tem a seu cargo cerca de 17 famílias e que durante estes dois anos o balanço é “positivo”. “Chegamos a ter um caso de uma pessoa que abdicava de bens essenciais para si, para a sua cadela ter acesso a comida de qualidade e com este nosso projeto evitamos esta lamentável situação”.

A associação que recentemente obteve donativos provenientes da festa S. João Vegan, destinados à esterilização, alerta que “apesar de ter vontade de alargar a rede de ajuda o mais rápido possível, este processo será gradual e quem tiver disponibilidade para ajudar pode sempre fazê-lo através do voluntariado, de donativos e mesmo da entrega de ração seca, para tal podem contatar a associação através da página do facebook ou através de email”.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação